sexta-feira, 13 de março de 2015

Reprimir / Relaxar

"Uma vez, um imperador da China foi visitar um grande mestre zen. O mestre rebolava-se no chão a rir e os seus discipulos riam-se também. Ele devia ter dito alguma piada. O imperador ficou embaraçado. Não podia acreditar no que via, naquele comportamento tão desrespeitoso. Não foi capaz de ficar calado e disse-lhe:
- Isto é absolutamente impróprio! Não esperava um comportamento destes de um mestre. Está a rebolar no chão, a rir como um louco, devia ter mais compostura! O mestre olhou para o imperador. Ele trazia um arco porque naquela época os imperadores eram guerreiros e andavam armados de arco e flecha. O mestre então perguntou-lhe:
- Diz-me uma coisa: mantens sempre esse arco retesado ou também o deixas relaxar?
-Se mantivermos um arco sempre retesado ele perderá elasticidade e não servirá para nada. Tem de relaxar para que, quando for necessário, tenha elasticidade - respondeu o imperador.
- É precisamente isso que estou a fazer - conclui o mestre.
Em certos momentos, as pessoas deviam estar relaxadas, tão perfeitamente relaxadas que não se preocupassem em obedecer a quaisquer formalidades. O amor é esse relaxamento. Não precisamos de nos controlar vinte e quatro horas por dia. Enquanto está a trabalhar, use a mente consciente; esteja alerta, raciocine. Seja inteligente, habilidoso, eficiente. Este é apenas o lado utilitário da vida. Fora do escritório, relaxe e deixe-se inundar pelo inconsciente, seja possuido por ele e liberte-se. Caso contrário, será um ciclo vicioso. Você sente-se nervoso e reprime energia. Você reprime energia e a energia reprimida cria um maior tremor dentro de si, por isso é que se sente ainda mais nervoso. Por se sentir mais nervoso, reprime-se ainda mais e por aí fora. Quanto mais nos reprimimos, mais iremos reprimir. Você tem de quebrar este circulo vicioso e basta um salto para o conseguir."  (Osho "Bem estar emocional editora pergaminho pag,163)

Como isto é tão verdade...!
Stress é a palavra mais dita pelas pessoas, excesso de trabalho, sobrecarga do horário laboral que afecta as tarefas domésticas, não ter tempo para os filhos, etc etc... 
Pessoal parem um pouco, digam basta... Vivam o dia de hoje porque amanhã ninguém sabe como será. E depois o que existe... arrependimento porque não fiz aquilo, não disse o que deveria ter dito e é tarde... 
FAÇAM HOJE...
DIGAM HOJE...
aprendi com isso, estou a aprender a observar cada instante, cada coisa que se passa à minha volta.
Aproveitem cada minuto...

Sem comentários:

Enviar um comentário