quarta-feira, 18 de março de 2015

Livrar-me dos hábitos?

Olá a todos bom dia
hoje voltou a necessidade de abrir o livro de Osho "Perguntas às suas respostas" para ver qual a mensagem que me é dada para hoje.
E não é que tem mesmo a ver comigo? Não há acasos... tudo tem um caminho que vem ter conosco

Eu e os meus chocolates.... que longa batalha...
Quero deixar de comer chocolates por ser um hábito quando tenho um dia mais agitado, um tipo de escape psicológico que não me leva a lado nenhum porque depois existe o mal estar por ter comido Nesse sentido, comecei a substituir por rebuçados ou pastilhas... ERRADO... o que estou eu a fazer??
para deixar um hábito, estou a criar outro que pode prejudicar ainda mais.
Esta mensagem não podia calhar em melhor altura.
As coisas acontecem quando têm de acontecer, como dizia ontem, não vale a pena fugir, as situações encontram-nos e hoje foi esta mensagem para me fazer reflectir.

"É possível livrar-se dos hábitos se não lutar contra eles. É isso que as pessoas costumam fazer. Se querem mudar um hábito, criam outro hábito contrário a esse para o combaterem. Passam de um hábito para outro. Se você quer deixar de fumar, começa a mastigar pastilha elástica; esse hábito é tão mau como o outro. Você troca um hábito por outro, mas continua a ser a mesma pessoa inconsciente. Liberte-se de um hábito sem tentar compensá-lo e continuar totalmente alerta para não escolher outro substituto é uma das coisas mais difíceis da vida. Mas não é impossível. A vida real tem de ser vivida sem hábitos. Você ouviu dizer, foi.lhe dito vezes sem conta: livre-se dos maus hábitos. Eu digo-lhe: livre-se de todos os hábitos. Não existem hábitos bons e maus, todos os hábitos são maus. Não tenha hábitos, viva sem hábitos; nessa altura, viverá em liberdade momento a momento." (pag.103)

Sem comentários:

Enviar um comentário