Descobrir o meu interior, evoluindo a cada momento com essas descobertas sendo grata por tudo o que acontece.
sábado, 14 de março de 2015
contemplar / meditr
"Se puder meditar, se for capaz de criar um ligeiro distanciamento entre a sua mente e o seu ser, se puder ver, sentir e experimentar que você não é a sua mente, dentro de si terá lugar uma tremenda revolução. (...) A meditacao consiste na libertação da identificação com a mente. (...) Limite-se a sentar-se calmamente, em qualquer altura, e a prestar atenção. Feche os olhos e preste atenção ao que se está a passar. Seja apenas um espectador. Não julgue o que é bom, o que é mau, o que devia ou não devia ser assim ... Nada de julgamentos - você é apenas um espectador. Leve um certo tempo até alcançarmos a pura contemplacao. No momento em que se tornar um mero espectador ficará surpreendido pelo facto de a mente ter desaparecido. (...) Temos de começar por contemplar o corpo: andar, sentar, dormir, comer. Temos de começar por aquilo que é mais sólido, porque é mais fácil, e depois avançar para experiências mais subtis. Devemos começar a contemplar os pensamentos, e quando nos especializarmos na contemplação dos pensamentos, devemos passar a contemplar os sentimentos. Depois de acharmos que somos capazes de contemplar os sentimentos, devemos passar a fazer o mesmo em relação aos estados de espírito, que são ainda mais subtis e vagos do que os sentimentos. O milagre da contemplação é que à medida que vamos observando o corpo com atenção, enquanto observamos os pensamentos e os sentimentos, transformamo-nos em testemunhas cada vez mais atentas. (...) contudo, não pense sequer por um momento《cconsegui》, porque nesse momento perde-o de vista. A contemplação é um processo eterno; continuará a aprofunda-la cada vez mais, mas nunca alcançará um ponto em que possa dizer consegui. De facto, quanto mais fundo chegar mais consciente ficará de que iniciou um processo eterno, sem principio nem fim." (Osho, bem estar emocional, editora pergaminho, pág 171-172)
Estou a sentir isso mesmo, desde setembro que frequento sessões de meditação e sinto evolucao.
a forma como olho as coisas, como contemplo parando uns segundos e olhar com os olhos e com o coração.
À quase um ano em Aveiro tive a primeira experiência com o tema da meditação num workshop, e senhor disse que ao longo da pratica a forma como nós viamos a nossa imagem no espelho ia sendo alterada dia após dia. Não é a nossa cara física, mas o olhar, a forma consciente como olhamos para ela.
se você tem ai dentro de si algo que lhe diz para caminhar neste sentido, não perca tempo, na sua área de residência procure grupos de meditação. Escolha com calma em qual grupo se sente melhor. Vai ver valerá a pena.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário