Perdão?? Perdoar??
"Se sente curiosidade em saber o que faz aqui o perdão, saiba que é porque perdoar os outros pelo mal que eles nos fizeram faz bem ao nosso bem estar. O deitar para trás das costa cura. O perdão oferece benefícios, como redução da depressão, da raiva, da ansiedade e dos sentimentos de hostilidade, e melhora a saúde fisíca, pela redução de stress e da tensão arterial. Sei que falar é facil, mas se conseguir vê-lo como algo que faz por si próprio e não pela outra pessoa, deixará de beber da taça das emoções negativas tóxicas produzidas pela falta de perdão. O perdão é um antídoto para o ressentimento, a raiva e os pensamentos negros da vingança.Muito embora o desejo de retaliar possa ser forte, se se entregar à sede de vingança arrisca-se a espoletar um ciclo vicioso e crescente de atos nocivos. Perdoar não significa aceitar, desculpar, esquecer ou negar o mal que foi feito. Por outro lado, também não implica que devamos ser o capacho do comportamento abusivo de alguém ou restabelecer a relação com a outra pessoa. Consiste em reagir às transgressões com um sentimento de misericórdia e não de vingança. Não precisamos de contactar com transgressão para o perdoarmos. Podemos escrever uma carta de perdão, sem a enviar. O perdão está a desenvolver-se num movimento social, com grupos que reunem vitimas de perpetradores de atos nocivos, para as ajudar a curarem-se, a libertarem-se da dor infligida e a seguirem adiante com as suas vidas."
(Miriam Akhtar)
Antes de começar a perdoar os outros, comecei primeiro a perdoar-me a mim mesma, para depois passar ao passo seguinte, as outras pessoas.
Claro que não se esquece, fica cá sempre algo que nos ensinou alguma coisa, mas temos de passar à frente, perdoar, para seguirmos o nosso caminho de forma mais serena connosco próprios.
Sem comentários:
Enviar um comentário