quarta-feira, 24 de junho de 2015

O medo - como enfretá-lo? (parte 1)

Olá a todos
Esta semana tive um pedido de uma amiga do google+, abordar mais alguma coisa sobre o tema do medo. E como prometido aqui estou eu a escrever a primeira parte sobre o assunto.

O medo é uma sensação natural.
É natural sentir-se um frio na barriga que nos impede de reagir de agir de imediato, porque temos receio que essa situação traga perigo para nós e para os mais próximos. Mas existe uma diferença entre esta situação e aquela que nos causa dor/sofrimentos no nosso interior.
O medo é uma sensação que é desencadeada por um estímulo vindo do exterior, pode ser físico ou mental, e o nosso corpo reage a esse estímulo, como se o nosso corpo dispara-se para a luta ou então para fugir.
É importante dizer que o nível mais baixo do medo são os ataques de ansiedade e o nível mais alto o pavor. O medo pode transformar-se numa doença a chamada "fobia" que é o extremo porque passa a comprometer o nosso dia a dia, e causa bastante sofrimento.
Mas o medo não é real, é tudo produzido pela nossa mente/pensamentos aos estímulos vindos de fora.
É importante tentar analisar de onde surgiu esse medo, qual a situação que o provocou para assim conseguir trabalhar para enfrentar e retirá-lo da sua mente/pensamento.
Muitas vezes há necessidade de alguém exterior a nós que nos ajuda/oriente nesta análise,  alguém com algum conhecimento sobre este tema e caso este verifique que a situação é mais complicada de resolver encaminhará/aconselhará um psicologo um terapeuta.

Sem comentários:

Enviar um comentário