Hoje o tema que escolhi como exercício tem a ver com o ser feliz.
todo o texto é baseado no livro de Gustavo Santos " arrisca-te a viver ".
Durante bastantes anos da minha vida andei à procura da felicidade no meu exterior, tinha objectivos que depois de alcançados ficava novamente triste e voltava a arranjar outro e outro e outro. Nunca estava feliz porque afinal nada me fazia feliz. Fazia muitas coisas manipuladas pela minha mãe.
até que batia com a cabeça no fundo e agora percebo que a felicidade está em mim, dentro de mim.
Antes vivia na inconsciência, agora vivo consciente.
E você, quando foi a última vez que se sentiu feliz?
Considera-se uma pessoa feliz?
O que nos limita não são as ideias, mas sim as acções. A ausência de acções.
Temos de saber e ter consciência que todos nós merecemos ser felizes. Que só dependemos de nós para ser feliz.
Gustavo Santos dá-nos dez lições de vida.
Primeira lição - força
Força é a chave para abrir as outras nove portas que se seguem. É ela que abre as portas da felicidade. Para sermos felizes temos de apelar à nossa força interior e mental para mudarmos o que está mal em nós. A força destrói os medos e combate a frustração. Abre - nos fronteiras. Dá-nos capacidade de escolher entre o sim e o não.
Sou feliz porque tenho força para mudar o que não está bem.
Segunda lição - esperança
Depois de termos a força vem a esperança, ela traz optimismo que é fundamental "eu sei que consigo, eu sei que vou ter", o positivismo, o sorriso. Ajuda a resolver os nossos problemas, elimina a solidão, o ressentimento, desespero e ansiedade.
Terceira lição - lealdade
Esta caminha lado a lado com a sinceridade. Apela à consciência de nós próprios e dos outros. Somos responsáveis pelos nossos actos, assumimos o passado e orgulhamo-nos do presente. Sendo verdadeiros, existe tranquilidade na nossa
Quarta lição - intencionalidade
Esta advém da inteligência e do instinto. Ela é o resultado do pensamento (inteligência) e do impulso (instinto), é a ação proveniente da razão e do coração. Não nos deixa caminhar na indiferença e na rotina. É o que nos faz agir, estabelecer objectivos e cortar metas. É o que desejamos para nós hoje.
Quinta lição - compreensão
Ajuda-nos a aceitar as contingências da vida. Promove o perdão, o respeito pelos outros. A compreensão não é dona da razão, assume os erros, é flexível e elogia o mérito dos outros. Ajuda-nos a olhar para um problema e a ver nele uma saída positiva para uma vida melhor, agradecendo a sua existência.
Sexta lição - imperfeição
Esta elimina um dos maiores problemas - o perfeccionismo. Errar é humano, e a perfeição não existe. Todos nós iremo os ter dificuldades e problemas na vida, não adianta julgarmo-nos por isso. Tantas vezes que queria ser perfeita e sentia-me frustrada por não conseguir. Mas a perfeição não existe, parei de me julgar e criticar. Eu sou imperfeita.
Sétima lição - dar
Dar é receber. Dar é partilhar com os outros e com o mundo algo que é nosso mas que também é deles, pois a única coisa verdadeiramente nossa somos nós próprios. Dar é oferecer algo a alguém sem esperar nada em troca.
Oitava lição - amor
Amor próprio. Confiar em nós mesmos, termos segurança em nós mesmos. Conseguimos ultrapassar dificuldades e transpor barreiras.
Nona lição - deus
Deus é amor, paz e espírito. Deus encontra-se dentro de nós, no nosso coração e isso permite-nos senti-lo e estar com Ele onde e quando quisermos. Eu sou feliz porque tenho Deus na minha vida.
Décima lição - equilíbrio
Equilíbrio é fechar os olhos, estender as mãos com as palmas viradas para o céu e partir para qualquer lado. É a capacidade de viajarmos dentro de nós, na busca do bem estar. Representa o recarregar de energias através do pensamento positivo.
A felicidade embora se viva no momento, é muito para lá do momento.
É importante desbloquear emoções como o medo, a culpa, a raiva, rancor, desresponsabilização e a vitimizacao.
não existe limites para sermos felizes
Sem comentários:
Enviar um comentário