sexta-feira, 17 de julho de 2015

Exercício "Do que estás à espera para viver o teu sonho!"

De novo aos exercícios sugeridos por Gustavo Santos no seu livro "Arrisca-te a viver".
O que é para si um sonho?
Uma casa?
Um carro?
Uma viagem?
Aquela pessoas?
São desejos materiais,  não um sonho. Estes desejos materiais têm tempo de validade, porque são uma simples ilusão.  Dá-nos felicidade momentânea.
Eu por exemplo falo  com aquilo que passei e senti quando comprei a minha casa, a euforia e depois o cair na realidade percebendo que afinal não era a casa que me fazia sentia feliz faltava algo.
eu dei um significado que não era real, trouxe-me sorrisos e euforia, mas não a alegria.
"O sonho está intimamente ligado aos teus valores. Àquilo que tu realmente és e do qual, verdadeiramente, dependes para ser feliz. Tu não és ilusão, és a realidade e tu um não te esgotas no tempo nem ficas à mercê de azares. Tu deves ser o teu sonho e com ele deves comandar a tua vida."
O sonho é a extensão de nós mesmos.
Quando souber quem é,  saberá o que quer fazer. O sonho esta imediatamente a seguir.
E como por o sonho em prática?
Sonhar não é pensar.
Sonhos e pensamentos são coisas diferentes.
O sonho está associado à acção.  O pensamento não.
"(...) não queiras ser o sonho de alguém,  estarás a enganar-te a ti e à outra pessoa; nao penses que é impossível,  não é;  nem que é ridículo,  muito menos;  o sonho é,  como tudo o que já te disse, uma experiência pessoal e o teu é tão valioso e especial como o de todos os outros."
E como saber se temos ou não um sonho?
Segundo Gustavo Santos,  temos de estar atentos à dicotomia dever/desejar.
O dever pressupõe fazer algo influenciado por padrões sociais ou até pela educação dos nossos pais. As regras nos mandam fazer.  Por outro lado, sempre que desejamos fazer algo e fazemos entramos em concordância com a nossa verdade, é essa verdade que nos vais levar ao sonho,  logo à felicidade. Quando desejamos só fazemos aquilo que temos vontade de fazer.
Quando fazemos as coisas não por obrigação,  os resultados são diferentes.
devemos respeitar mais o que desejamos verdadeiramente. Seguir essa vontade do nosso interior.


As palavras oportunidades,  escolhas, significado e sonhos aliadas a uma vida física e emocional saudável dá origem ao que devia ser o nosso dia a dia.
"Por todas as palavras estarem interligadas,  deve-se ler de baixo para cima,  sendo que a base é a saúde e o vértice superior, o sonho.  A sua interpretação é muito simples: com saúde,  a tua vida é um mar de oportunidades e todas, sem excepção, são válidas; tu escolhes vivê-las ou não;  uma vez vividas, só assim poderás dar continuidade à corrente,  dás-lhe o significado que entenderes; bons significados levam-te mais facilmente ao sonho, ou seja, o sonho começa sempre por uma mera oportunidade.  Estás desperto? Tens mais muito mais a ganhar se sonhares de olhos abertos."

Sem comentários:

Enviar um comentário