Olá de volta aos exercícios.
Desta vez o tema sera sobre as emoções negativas: raiva rancor e culpa.
o livro de Gustavo Santos é excepcional, gosto muito, dá muitos exercícios para fazer e fica aqui mais um.
quantas vezes alguém nos faz alguma coisa e depois acabamos por perdoar, mas continuamos a dizer que não esquecemos o que aconteceu?
Pois ... já pensaram nisto? Eu costumo dizer isto, por vezes.
mas pensando bem, isto significa perdoar?
Já pensaste que se a dor continua no teu coração, afinal ainda não perdoaste?
O perdão devia ser uma coisa que fazemos por nós mesmos e não pelos outros, porque aquele que mais sofre é a pessoa que não perdoa, porque aquele que nos fez alguma maldade já nem se lembram daquilo que fizeram e já estão noutra. Quem mais sofre é aquele que não perdoa, vive com rancor e raiva da pessoa.
Já pensaste que a tua vida por vezes não anda para a frente, estás parado e que só de ouvir falar nessas pessoas o teu estado de espírito altera?
já pensaste que muitas ou quase todas as emoções negativas estão associadas à ausência de perdão?
Senta-te e pensa em pelo menos 2 ou 3 exemplos de situações, pessoas que já te fizeram mal e tu afirmas ter perdoado. O que estás a sentir neste momento? Agora perante essas situações, de novo na consciência percebes que afinal ainda te falta resolver qualquer coisa? O quê? O que podes fazer agora, neste preciso momento para conseguires perdoar?
Experimenta perdoar.
não adianta avançar sem teres as emoções equilibradas porque mesmo que não te pareça estás no mesmo sítio e não consegues sair de lá.
- Quem é que ainda não pedoaste?
- o que é que te impede de fazê-lo?
- quando é que vais experimentar perdoa-la? Como?
Sem comentários:
Enviar um comentário